terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cálculos simples, grandes conclusões (de mais um e-mail)

Para nós vermos o tanto que há em desperdício de dinheiro público (que é o nosso dinheiro) e não tem punição para ninguém neste nosso País.


LEIAM COM MUITA ATENÇÃO E TIREM SUAS  CONCLUSÕES.     
  

 
 
governo da China  inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que  liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
Corruptos existem nos dois países, mas só o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer na China uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento daria graças aos deuses se o castigo se limitasse à demissão.


E O METRÔ DE SALVADOR  As obras foram iniciadas em 1997, mas sua construção só foi iniciada em abril de 2000 
O governo estadual, adquiriu os trens e os entregou mesmo sabendo que, devido aos atrasos da obra, de responsabilidade municipal, eles não teriam onde ficar, e hoje os três começam a apresentar sinais de degaste do tempo e das chuvas nos galpões alugados pela prefeitura em que estão guardados. O aluguel dos galpões custa à prefeitura por volta de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) por mês.

A primeira fase deste sistema contaria com oito estações e uma extensão total de 12 km dos quais 1,5 km será subterrâneo, 4 km em via elevada e 6,5 km em superfície. Entretanto, o projeto foi reduzido para apenas 6 km , ligando a Estação da Lapa à Rótula do Abacaxi.

Até o momento, foram gastos mais de R$ 700 milhões para o que será o menor metrô do Brasil.

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