terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Porto, o Comércio... chegar à Bahia pelo mar...

A cidade da Bahia fica situada na Baía de Todos os Santos, que é a maior do Brasil. Ouve-se muito que tem capacidade para abrigar tôdas as esquadras do mundo. Quem sabe?... José Valadares, Bêabá da Bahia, 1951, p. 18.


O primeiro europeu famoso a ver estas paragens foi o italiano Américo Vespúcio. Viu e batisou. Navegando a serviço do rei de Portugal, Dom Manuel o Venturoso, aqui chegou a 1º de Novembro de 1501. Deu ao local o nome que estava no calendário católico: 1º de Novembro – dia de Todos os Santos, baía de Todos os Santos. Ficamos sob excelente proteção. José Valadares, Bêabá da Bahia, 1951, p. 23.


"Os viajantes europeus que se aproximavam da Cidade do Salvador, vindos pelo mar, eram unânimes em descrevê-la como uma paisagem deslumbrante, com o seu casario batido pelo sol no alto da montanha, na entrada de uma das mais bonitas baías do mundo." Anna Amélia Vieira Nascimento (NASCIMENTO, Anna Amélia Vieira. Dez freguesias da cidade do Salvador: aspectos sociais e urbanos do século XIX. Salvador:EDUFBA, 2007). 














Wikipédia.


O velho Porto vai ganhando nova vocação... o turismo náutico e os grandes cruzeiros marítimos.

Projeto de aproveitamento dos antigos armazéns das Docas para fins turísticos,
em que se previa a adaptação dos próprios armazéns para implantação de serviços voltados para o turismo.
Houve ainda uma outra proposta inspirada nos elementos, formas e materiais que estão na moda.





O projeto executado... e a moda vence a história e o patrimônio arquitetônico mais uma vez.




















Bahia Marina.


 


O projeto do Hotel Hilton, que não vingou.

2 comentários:

  1. Parabenizo por seu blog que mostra em detalhes tão preciosos como se desenvolveu nossa Cidade do Salvador. Pude observar também que, em relação ao antigo Mercado Modelo, usou de forma bastante clara as imagens que fiz quando em 01 de agosto de 1969 se deu o incêndio que o destruiu. Acrescento que são as únicas imagens coloridas do fatídico evento, pois foram realizadas em slides que posteriormente converti em imagem digital.
    Renovo parabéns e espero que as novas gerações tirem proveito de tudo o que, modéstia à parte, gente como nós lhes fpornece gratuitamente.
    Abraço.
    Marcos Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, que prazer da sua visita a este humilde Blog, ainda em fase experimental. Tenho que te agradecer e parabenizar pelo registro. Concordo com você e torço para que as novas gerações bebam das fontes da nossa história. Abraço!

      Excluir