terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Construção da Matriz do Paço - 1737 e referencias à Igreja de N. Sra. do Rosário dos Pretos

Dom João por Graça do Deos Rey do Portugal etc. Faço saber a vós Provedor mór da Fazenda Real da Cidade do Bahia, por parte do Juiz, e mais Irmãos da Irmandade do Santissimo Sacramento da Freguezia chamada N. Senhora do Rosario, e Sacramento sita fora das Portas do Carmo dessa Cidade, e dos mais Parochianos della, se me apresentou que eu fora servido mandar crear de novo nesse Arcebispado vinte Freguezias, para comodamente soeacudirem a administraão dos Sacramentos, cometendo eata incubencia ao Arcebispo dessa Diocese, o qual desmembrou da Cathedral a porção que fica das ditas portas do Carmo; e porque naquelle destricto não havia outra alguma Igreja, mais que a mencionada de N. Senhora do Rozario, que fabricarão os pretos, em que tem erecta a sua Irmandade, e jazigo, a qual por ter bastante capacidade mandára o Arcebispo se administrasse della os Saeramentos; porem os Pretos levarão tanto a mal esta determinaçao, que continuamente estão oprimindo aos Suplicantes com demandas, e desturbios, que se resolverão a comprarem hum Sitio na Rua do Paço para nelle fabricarem huma nova Igreja Matriz, que fica dentro dos limites do mesma Freguezia; me pedião lhe fizesse mercê mandar fazer a custa da minha
Real Fazenda a Capella mór da dita Igreja, como tenho mandado praticar com outras muitas Igrejas; e attendendo ao seo requerimento, e a informação que nelle destes, e ao que respondeo o Procurador da minha Fazenda: Sou servido por rezolução, de 10 deste prezente més, e anno em consulta do meu Conselho Ultramarino, se dem para a factura da Capella mór desta nova Freguezia doze mil Cruzados repartidos em trés annos. El Rey N. Senhor o mandou....... João Tavares a fês em Lisboa Occidental a 16 de Abril de 1737.

Arquivo Nacional do Rio do Janeiro, coleção 558 — Ordens Régias, Provisões, Alvarás, etc.(Provedoria do Fazenda da Bahia) l592-1780, vol.II, fos. l36v-137r.

1941, Acervo IPHAN.

Silvanilson Pinheiro, 1942, Acervo IPHAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário