quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

Em 1549, ano de fundação da cidade, foi erguida dentro de seus muros, em taipa e palha, a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Ajuda e ladeada pelas casinhas onde se hospedaram os seis primeiros missionários jesuítas, que desembarcaram com o governador-geral, para catequese dos nativos. 

Em 22 de julho de 1552, com a chegada do primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha, a capela passou a servir como Sé - a Sé de Palha - e os jesuítas foram transferidos para o Monte Calvário - onde fica atualmente o Conjunto do Carmo - para atuarem entre os aldeamentos próximos da cidade-fortaleza que surgia.

D. Pero Fernandes Sardinha promoveu reestruturação e ampliação do tempo,  em estilo manuelino. A obra foi concluída em 1579. Ocuparam seu púlpito Manoel da Nóbrega, Antônio Vieira e José de Anchieta.

Fonte: Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz.


Em 1807 a capela foi incorporada aos bens da União e, após um período de abandono, por decreto de 10/02/1827 foi doada à Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz.

Em 1912, como parte do projeto de remodelamento do Centro de J. J. Seabra, foi mutilada e o que restou da edificação original foi aproveitado no novo projeto do templo, projetado pelo arquiteto italiano Júlio Conti, cuja obra foi inaugurada em 1923, por ocasião do centenário da Independência.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário