quarta-feira, 25 de abril de 2012

Solar Amado Bahia

Porto dos Tainheiros, nº. 80. 


Fotos: Acervo IPHAN.

Projetado pelo português Francisco Mendonça, sua construção foi iniciada em 1901 e a inauguração ocorreu com toda pompa em 08 de dezembro de 1904, para os casamentos das filhas do proprietário Francisco Amado da Silva Bahia, Clara Soares Bahia e Maria Julieta Soares Bahia. 

Foto: Acervo IPHAN.
Foto: Acervo IPHAN.

Foto: Angeluci Figueiredo
http://www.correio24horas.com.br/single-bazar/noticia/conheca-casas-de-salvador-que-chamam-atencao-por-sua-arquitetura-marcante/?cHash=6b47d01c2d4a066fac2fa1877e0e0af7
A família importou da Europa diversos elementos decorativos, entre espelhos, mobiliário, lustres, vasos, vidraçaria francesa gravada para as esquadrias, louça sanitária inglesa. Vários cômodos foram decorados com pintura escariole. A capela recebeu um belo retábulo neo-clássico. No salão nobre foram colocados espelhos de moldura dourada. Havia também um belo chafariz no jardim.

Foto: Acervo IPHAN.

http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/solar-amado-bahia-vai-a-leilao-veja-fotos-internas-e-conheca-a-historia-do-antigo-casarao/

Foto: Angeluci Figueiredo
http://www.correio24horas.com.br/single-bazar/noticia/conheca-casas-de-salvador-que-chamam-atencao-por-sua-arquitetura-marcante/?cHash=6b47d01c2d4a066fac2fa1877e0e0af7



 


Fotos: Acervo IPHAN.

Filho de pescador, Amado Bahia nasceu em 13 de outubro de 1853, numa casa do Porto do Bonfim. De origem humilde, conseguiu vencer na vida como comerciante de alimentos, couro, carne, sebo, farinha de osso e fazendeiro.

No interior tinha terras de Paripe até Novo Mundo, e vários imóveis na cidade. Tinha vários açougues na Cidade Baixa e um mercado na Baixa dos Sapateiros. Substituiu carroças por caminhões alemães da Mularte para um serviço mais higiênico e rápido.

Faleceu em 1924 e em 1949 a família doou a casa à Associação dos Empregados do Comércio para instalação de um hospital, o "Sanatório Amado Bahia", o que não ocorreu. Em 1966 foi instalada pela Associação uma escola, a "Escola Amado Bahia", desativada após o tombamento federal.

Fonte: INBMI/IPHAN-BA.

http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/solar-amado-bahia-vai-a-leilao-veja-fotos-internas-e-conheca-a-historia-do-antigo-casarao/

38 comentários:

  1. Adorei... Passo todos os dias por lá!
    Imagino como deveria ser esse casarão, naquele tempo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por registrar sua impressão. É incentivo para prosseguir com este humilde trabalho de formiguinha.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Luiz, vou tentar conseguir algumas com um amigo que tirou e postar em breve. Abraço!

      Excluir
    2. Vi a sua pergunta muitos anos depois rs. Mas tenho muitas fotos do interior do Solar porque estou realizando um trabalho de diagnóstico das patologias contidas nele. Se ainda tiver interesse estou a disposição.

      Excluir
    3. Olá, será que pode me passar informações sobre seu diagnóstico? Estou coletando informações sobre o solar.
      Abraços

      Excluir
  3. Cara Ana, maravilhoso o seu blogue e o seu lindo trabalho. Obrigada por iluminar mais a nossa cidade de São Salvador. Abraço grande! Edleise Mendes (Letras/UFBA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, muito obrigada... me animou a seguir com este trabalho experimental ainda, mas desenvolvido com carinho para tentar divulgar mais informações sobre Salvador. Abraços querida!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Olá Ana! gostei muito do seu blog,é um trabalho muito interessante e importante para todos nós conhecermos a cidade de São Salvador..Sempre que passo em frente ao Solar Amado fico impressionada com a arquitetura..agora já sei o nome e a história.
    grata,

    ResponderExcluir
  5. Passava aí todos os dias, na década de 60 e mesmo pequeno, não cansava de admirar a construção do Solar que marcou minha geração.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Descobri esse blog sem querer e adorei. Parabéns pelo resgate da historia arquitetônica de SSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Márcia, fico feliz que tenha gostado e agradeço por ter registrado sua impressão. Felicidades!

      Excluir
  8. Pode-se visitar internamente o Solar Amado Bahia?

    ResponderExcluir
  9. Oi Suely. Você deve solicitar acesso aos proprietários, Associação dos Empregados do Comércio da Bahia. Há algumas imagens internas no link...

    http://www.correio24horas.com.br/single-entretenimento/noticia/conheca-casas-de-salvador-que-chamam-atencao-por-sua-arquitetura-marcante/?cHash=6b47d01c2d4a066fac2fa1877e0e0af7

    ResponderExcluir
  10. Hola! Existe parentes da família Amado Bahia em Salvador ou na Bahia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Conheço uma neta que foi casada com meu primo Cid Pimenta d El Rei , ela chama- se Thereza Bahia d El Rei. Ela tem outras irmãs.

      Excluir
  11. Hola! Existe parentes da família Amado Bahia em Salvador ou na Bahia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muitos moram aqui em Salvador e alguns em Feira de Santana.

      Excluir
  12. Bem eu gostaria de mais informações pois pelo q soube meu avô veio dá Bahia e o nome do seu pai era Amado Bahia, tem alguns parentes vivos para ter contato???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito lindo esse casarão.Tive a oportunidade de conhece-lo, ficou esplêndida a restauração. Grande relíquia,da história do passado...Parabéns ao empresário que o arrematou!!

      Excluir
  13. Legal estudei aí quando criança, moro hoje em Belo Horizonte a 27 anos. Lembrei da infancia e fiz um tur virtual pelo google maps, e estas lembranças foram aflorando...

    ResponderExcluir
  14. lindo..., vontade de entrar para contemplar, valeu pela história repassada.Amo estes tipos de blogues, sou professora de História e amo conhecer lugares diferentes assim como este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, anos atrás fiz especialização numa turma de professores e quando partilhava informações sobre Salvador e sua história, a turma ficava admirada e se queixava da ausência de materiais didáticos sobre a cidade. Daí veio a ousadia dessa formiguinha aqui de tentar publicar alguma coisa, de linguagem fácil e bem ilustrada, com o que me chega às mãos. Ver seu depoimento como professora de história é um incentivo. O trabalho segue devagar. Um abraço!

      Excluir
  15. Boa tarde, adorei o blog e o seu conteúdo. Sou estudante de arquitetura e urbanismo e tenho interesse em fazer meu trabalho final de graduação sobre esse solar. Por acaso, você teria documentos ou arquivos técnicos sobre o solar? Agradeço desde já.
    Meu e-mail para contato: fernandaRdiasgomes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda. Que bom que gostou. Sigo tentando partilhar as belas informações que me chegam às mãos. Obrigada! É mesmo um belíssimo solar. Se estiver em Salvador, sugiro uma visita ao Arquivo Técnico do IPHAN, onde devem haver mais informações. Um abraço!

      Excluir
  16. realmente muito lindo, e ainda saber que foi um antepassado que o construiu...

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Ana!
    Existe um livro que conta uma história, romance vivido no casarão. sabe da existência desse livro? Uma amiga leu e perdeu, esqueceu o nome do livro. Fiquei curiosa gostaria de ler. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a impressão que Thereza Bahia tem esse livro com a árvore genealógica.

      Excluir
  18. olá eu michamo paulosergio esto no casarão amdo bahia restaurando todas as pinturas artística finisimo detalhes orijinal às gravuras os desenhos. tudo co carinhos e amor fachadas portasem fi trabahamos com todo carinho devolve ao casarão a belezas antiga orijinal

    ResponderExcluir
  19. Que maravilha!!! Sou uma soteropolitana apaixonada por minha cidade e Sempre sonhei em entregar neste solar . Parabéns ao novo proprietário pela ousadia e te desejo muito sucesso neste novo projeto.

    ResponderExcluir
  20. Maravilhado com o resultado final da restauração desse belíssimo patrimônio arquitetônico da Cidade do Salvador. Conheço e sou amigo de Bernardino de Carvalho Bahia, nosso mui caro Pipiu, sobrinho neto de Francisco Amado Bahia. Soube que doaram para o acervo da casa uma fotografia fantástica da reunião de toda a família em 1955, descendentes de Amado Bahia e esposa, quando comemoravam o centenário de nascimento dele. Está de parabéns o empresário que demonstra o quanto se pode fazer quando se tem visão e bom gosto.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!Cheguei em Salvador em 1980, vindo do Rio mas mineiro de nascimento. Vivi minha infância numa cidade histórica, São Joao del Rei e lá aprendi o valor de se preservar e conservar os bens históricos. Casei-me com uma restauradora de bens moveis que fez seu nome nesta cidade. Em nossos passeios por Salvador, o estado lastimável do Solar sempre me incomodou. Em particular por ter conhecido em SJDR uma família oriunda da Bahia e de sobrenome AMADO BAHIA! Parabéns aos proprietários por devolverem à cidade este belo imóvel, desejando aos mesmos total sucesso em seus negócios.

    ResponderExcluir
  22. Amei seu blog. Fico encantada com a história e no que diz respeito à Salvador e às pessoas que fizeram a sua história fico embevecida. Parabéns pelo interesses em propagar as suas pesquisas.

    ResponderExcluir