sexta-feira, 24 de maio de 2019

Santa Casa de Misericórdia da Bahia

A Ordem das Santas Casas de Misericórdia teve sua origem com a criação da Irmandade de Misericórdia de Lisboa, em 1498. O rei D. Manuel e seus sucessores, estimularam a criação de Santas Casas por todo o Reino. Assim, foram instaladas em várias províncias de Portugal, e também  nas suas possessões localizadas na África, na Ásia e na América.


Quando chegou a Salvador, em 1549, mesmo ano de fundação da cidade, foi chamada de Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, ou Hospital de São Cristóvão. Sua sede funcionou, inicialmente, em uma construção de taipa, depois foi sendo melhorada e ampliada.


 


Em 1700 foi criado em sua sede o Recolhimento do Sagrado Nome de Jesus, para abrigar mulheres,  e em  1734 a Irmandade implantou a considerada primeira “roda de enjeitados” do Brasil.

Em 1833, o hospital passou a funcionar nas instalações do Hospital Real Militar, no Terreiro de Jesus - antigo Colégio dos Jesuítas. Já no final do século XIX, foi transferido para a nova sede construída no Bairro de Nazaré,  o Hospital Santa Isabel, quando também foram criados pela Santa Casa o Internato Nossa Senhora da Misericórdia e o Cemitério do Campo Santo

Em 1938, sua sede, na Rua da Misericórdia, Centro Histórico, foi tombada pelo SPHAN. Durante o século XX, funcionando como entidade filantrópica, a Irmandade inaugurou: a Creche Juracy Magalhães; a Escola Jardim Encantado; a Escola Rosa Gattorno; o Plano de Saúde Santa Saúde; o Departamento de Ação Social; o Complexo de Creches no Bairro da Paz - em parceria com a Fundação D. Avelar; e o Museu da Misericórdia - em sua sede histórica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário