A Ordem das Santas Casas de Misericórdia teve sua origem com a criação da Irmandade de Misericórdia de Lisboa, em 1498. O rei D. Manuel e seus sucessores, estimularam a criação de Santas Casas por todo o Reino. Assim, foram instaladas em várias províncias de Portugal, e também nas suas possessões localizadas na África, na Ásia e na América.
Em 1700 foi criado em sua sede o Recolhimento do Sagrado Nome de Jesus, para abrigar mulheres, e em 1734 a Irmandade implantou a considerada primeira “roda de enjeitados” do Brasil.
Em 1833, o hospital passou a funcionar nas instalações do Hospital Real Militar, no Terreiro de Jesus - antigo Colégio dos Jesuítas. Já no final do século XIX, foi transferido para a nova sede construída no Bairro de Nazaré, o Hospital Santa Isabel, quando também foram criados pela Santa Casa o Internato Nossa Senhora da Misericórdia e o Cemitério do Campo Santo.
Em 1938, sua sede, na Rua da Misericórdia, Centro Histórico, foi tombada pelo SPHAN. Durante o século XX, funcionando como entidade filantrópica, a Irmandade inaugurou: a Creche Juracy Magalhães; a Escola Jardim Encantado; a Escola Rosa Gattorno; o Plano de Saúde Santa Saúde; o Departamento de Ação Social; o Complexo de Creches no Bairro da Paz - em parceria com a Fundação D. Avelar; e o Museu da Misericórdia - em sua sede histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário