Tempo e Espírito do Barroco
Dinamismo e gosto pelas curvas, teatralidade
e rompimento da simetria,
imaginação sem pelas, lirismo, sensualidade...
tudo isso é atributo do barroco.
A capoeira é uma dança baiana autêntica, que veio da África diretamente e sem contaminação. Como toda coreografia tradicional, ela conta uma historia - a luta secular entre o escravo e o escravizador. Mas essa dança, cheia, como poucas, de sentimento plástico, estabilizou-se tanto que quase criou uma escola. Hoje é uma patomima com uma fluidez muscular lânguida, na qual os movimentos felinos dos dançarinos formam por vezes verdadeiros grupos esculturais - as contorções do Laoconte são, nessa dança, flexões improvisadas e espontâneas dos corpos.
Os mestres populares, Pastinha e Bimba, azes já históricos da capoeira, incorporam, em sua arte sempre renovada, ¡números atributos da expressão barroca -o dinamismo, o gosto pelas curvas, a forma aberta, a teatralidade, a tensão, o rompimento da simetria.
A capoeira, no entanto, é apenas um exemplo, como adiante mostraremos, dum estilo barroco marcante em todas as formas de arte do Brasil moderno, mas talvez melhor salientado na particularíssima contribuição daquele pais à arte moderna -sua arquitetura, ou, mais especialmente, Brasília, esse estupendo complexo de audácia e imaginação, sem pelas, de riqueza e variedade, de lirismo e paixão pelas curvas.
Leopoldo Castedo
A Constante Barroca na Arte Brasileira. MEC-CFC, Rio de Janeiro, 1980, p.13.
A Constante Barroca na Arte Brasileira. MEC-CFC, Rio de Janeiro, 1980, p.13.
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